Consciência Negra – Cultura afro-brasileira e africana no Brasil



Consciência Negra – Cultura afro-brasileira e africana no Brasil

Sancionada em 2003, a lei 10.639 simboliza um marco da luta antirracista em nosso país, pois ressalta além da importância, a obrigatoriedade de ser ensinado e debatido em sala de aula a história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil. O dia 20 de novembro (em homenagem a Zumbi dos Palmares) foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

Os alunos do Castelinho fizeram uma viagem na história e estudaram sobre a culinária, vestes, tradições, mitos e lendas, músicas, instrumentos, adornos e enfeites, personalidades importantes como Nelson Mandela, além de visualizarem no globo terrestre e descobrirem que a África é um dos maiores continentes do mundo, e se questionarem que há desigualdades em nosso país.

Os alunos gostaram muito de tudo que foi visto e precisam entender que não deve existir desigualdades, independente das diferenças entre as pessoas.

Enfim, valorizar as diferenças é um trabalho para todos os dias, para que as crianças saibam lidar e reconhecer o próximo com sensibilidade e equilíbrio.

 


Acesso Rápido



Vídeos






Parceiros