Uma prática de nossa escola é buscar a parceira das famílias para uma melhor formação dos educandos. Segue abaixo o primeiro informativo do ano.
ADAPTAÇÃO DE PAIS E FILHOS AOS PRIMEIROS DIAS DE AULA.
É com muita alegria que o Castelinho Bonfim apresenta Orientações sobre Adaptação na Educação Infantil. Entendemos o quanto essa fase na vida da criança e dos pais tem um significado especial.
O período de adaptação é uma fase de transição que representa muito mais que o simples ingresso da criança na vida escolar, representa um mundo de emoções, de cuidados, de expectativas e descobertas. Todos esses sentimentos podem ser vividos pela criança e pelos pais de forma intensa. Pensando nisso, elaboramos este roteiro. Nele encontram-se informações úteis, além de dicas importantes sobre as fases de desenvolvimento e sobre o processo de adaptação. Pensamos em ficar mais pertinho de vocês, responsáveis e crianças, nesse momento que também é especial para nós.
A partir de hoje, estamos construindo um laço de confiança. Acreditamos que esse laço será fortalecido com a parceria feita entre família e escola, olhando sempre para o desenvolvimento saudável e feliz de seus filhos, nossos pequenos alunos, que começam a construir suas grandes histórias de vida, de relação e de aprendizado aqui conosco.
O primeiro dia de aula é um momento de muitas expectativas. Na Educação Infantil passamos pelo período da adaptação, que para algumas crianças não gera tanta ansiedade, diferente de outras, que manifestam certa insegurança diante do novo. O período da adaptação deve ser vivenciado de forma leve e espontânea, porém com muito cuidado e atenção, pois cada criança possui um ritmo e necessidades diferentes.
É um momento onde os vínculos familiares da criança vão sofrer uma “quebra”, pois o tempo de convívio com os parentes irá ser dividido com outras pessoas, em um novo ambiente. Essa “quebra” faz-se necessária para a criança por ser estruturante, permitindo a individualização e outros processos como autonomia, segurança e independência, bem como a criação e o fortalecimento de vínculos afetivos.
A adaptação pode ser um momento difícil também para os pais, que sofrem igualmente com essa ruptura, necessitando da mesma forma de atenção e orientação. Por isso é tão importante à parceria constante entre família e escola, para que os pais possam depositar confiança nesse novo espaço e nos profissionais que estarão à frente dos cuidados e da educação de seus filhos.
Dessa forma, autorizam a instituição escolar a exercer essa função, facilitando o processo de adaptação. A criança percebe quando os pais estão ansiosos ou inseguros, portanto, procure passar confiança para seus filhos, demonstrando que a escola é um lugar seguro onde eles passarão determinado tempo e que depois haverá o reencontro com a família. Por isso, o diálogo constante, a segurança e o estabelecimento de uma rotina para a criança é essencial nesse processo.
10 Dicas que vão ajudar na adaptação de seu filho:
Colocamo-nos à disposição para mais orientações e desejamos boas-vindas à Família BONFIM.