Será que é possível aprender a gostar de estudar? A resposta é sim! Mesmo nos dias em que o aluno está mais desanimado, ele pode dar a volta por cima nos estudos.
Quando está desmotivado ou indiferente, o estudante pouco aproveita as horas que se dedicou. A motivação é fundamental para desenvolver gosto pelos estudos. Por isso, as técnicas a seguir servem para incentivar o aluno e fazer com que ele se mantenha focado.
O cérebro procura o prazer e foge do que considera incomodo. Quando se estimula a ter uma recompensa após cumprir um desafio isso se torna um hábito, com isso o aprendizado vira constante. O estimulo ocorre quando é determinado que a recompensa virá apenas depois de estudar.
É indicado manter a regra muito esforço para grande recompensa, pouco esforço para pequena recompensa. Para não cometer auto sabotagem, o aluno deve cuidar ao determinar qual será a recompensa e não deve mentir para si mesmo que terminou de estudar. O estudante pode pedir para os pais ou amigos que verifiquem se ele está fazendo essa prática corretamente.
Cada recompensa deve ser definida antes de começar a estudar, assim como a meta a ser cumprida deve ser estipulada detalhadamente.
Assim como ninguém vai a guerra sem um plano, o aluno não deve enfrentar todo o conteúdo sem planejar o que estudar. Por exemplo, ao se deparar com um livro volumoso, logo o estudante desanima. Uma alternativa é estimular um prazo para terminar a leitura, quantas páginas mínimas ler por dia e quantas horas se dedicar ao livro. Então o aluno enxerga que é perfeitamente possível finalizar a tarefa.
A ação é simples: O aluno deve começar a estudar imediatamente ao invés de se distrair ou lamentar a quantidade de coisas para fazer. A tática se resume a deixar de perder tempo e tomar uma atitude rápida. Isso ajuda a criar o hábito de estudar, ao longo do tempo o estudante conseguirá estudar por mais tempo e com mais frequência.
Dopamina é um neurotransmissor que é liberado quando uma atividade proporciona experiências agradáveis. Quando uma pessoa pensa a fazer uma atividade que considera chata, seu cérebro se fecha completamente para a liberação de dopamina, gerando a desmotivação. Se o aluno ainda vê os estudos como uma atividade negativa, ele se fecha para liberar dopamina.
O estudante pode definir as atividades que lhe agradam. Ouvir uma boa música está no topo da lista, ou seja, é uma ótima ideia criar uma playlist para extravasar depois de estudar.
https://www.dombosco.com.br/noticias/conheca-alguns-metodos-para-o-aluno-aprender-a-gostar-de-estudar.html
Fonte: www.estudareaprender.com